Em 2016, a Fundação atuou em diversas frentes com o objetivo de fortalecer o vínculo com os participantes, assistidos e patrocinadores. Dentre as várias ações envidadas pela área de comunicação e relacionamento, a realização das pesquisas quantitativa e qualitativa, que abrangeu os participantes e não participantes, apontou caminhos para aperfeiçoar a relação entre a Entidade e seu principal público-alvo. Nesta mesma trilha, a aprovação pelo Conselho Deliberativo da Política de Relacionamento com Participantes, Assistidos e Patrocinadores trouxe para a Fundação um modelo de atendimento que privilegia a clareza, a objetividade e o compromisso de toda a Entidade em prover o melhor atendimento.
As Eleições 2017 ganharam atenção especial, com a criação de hotsite próprio e a publicação de dois informativos especiais, além de todo o suporte aos comunicados da Comissão Eleitoral. Em resumo, um dos principais objetivos alcançados pela Funpresp foi a construção de um relacionamento sustentável e longevo com os participantes e assistidos por meio do desenvolvimento de uma comunicação transparente e de qualidade.
A Funpresp realizou, entre os meses de abril e maio, a primeira pesquisa quantitativa de Imagem e Expectativas, com uma amostragem de 400 entrevistas entre participantes localizados nas principais unidades da Federação onde a Funpresp está presente - DF, SP, MG, RS, PR, RJ, BA, PE e SC - e originários de diversos patrocinadores. A amostra tem 95% de confiança e 5% de margem de erro.
A pesquisa apontou que a Funpresp é sinônimo de segurança para 65,5% dos participantes dos planos de benefícios oferecidos pela Entidade. Outros dados mostraram que 54,1% indicam a Funpresp como o investimento mais rentável, bem à frente do Tesouro Direto, que aparece em segundo lugar, com 12% das citações. Nos questionamentos estimulados, 51,8% dos entrevistados apontaram a Funpresp como o investimento mais confiável, dentre o rol apresentado.
O objetivo da Funpresp ao encomendar essa pesquisa com os participantes foi conhecer a imagem da Entidade; avaliar a comunicação entre a Fundação e seus participantes; estimar as expectativas em relação a aposentadoria e implementação de novos produtos, além de verificar suas preferências de investimentos.
A pesquisa também utilizou uma métrica conhecida por Net Promoter Score (NPS) para medir o nível de satisfação dos participantes da Funpresp. Pela metodologia do NPS, o participante responde se recomendaria ou não a Fundação a um amigo ou parente atribuindo uma nota em uma escala de 0 a 10, em que notas de 0 a 6 são detratoras (não recomendaria), 7 a 8 de passivas (neutra) e de 9 a 10 promotoras (recomendaria). O NPS é a diferença entre o percentual de notas promotoras e o percentual de notas detratoras. No caso, a Funpresp alcançou um índice de 28,9%, que é considerado satisfatório, pois a quantidade de detratores é bem menor que a de promotores.
A pesquisa apontou também o financiamento imobiliário e o empréstimo consignado como produtos de maior interesse dentre os pesquisados.
Outro apontamento foi a possibilidade de escolha do Perfil de Investimentos (estilo ou ciclo de vida).
No último trimestre de 2016, iniciou-se a pesquisa qualitativa com o objetivo de aprofundar os resultados da sondagem feita com os participantes entre abril e maio. Além disso, buscou-se captar a percepção sobre aposentadoria e sua compreensão sobre a aceitação ou rejeição da Funpresp.
O público-alvo da pesquisa foram servidores com idade entre 25 e 45 anos, admitidos no serviço público após fevereiro de 2013.
Entre as técnicas utilizadas, destacamos 35 entrevistas em profundidade e sete grupos focais, sendo dois em Minas Gerais; um no Rio de Janeiro, um na Bahia e três no Distrito Federal. Desta vez foram ouvidos também desistentes da adesão automática e participantes que cancelaram seu plano de benefícios desde a criação da Funpresp, em 4 de fevereiro de 2013.
A conclusão da pesquisa apontou que os participantes percebem a Funpresp como uma opção segura e necessária para o futuro.
A Política de Relacionamento com Participantes, Assistidos e Patrocinadores foi aprovada em outubro de 2016 pelo Conselho Deliberativo da Entidade. A Funpresp priorizou a elaboração desta política na perspectiva de construir uma base sólida para o relacionamento com seus participantes e demais públicos. Pela própria natureza da Entidade, esse relacionamento se dará por um longo período. A partir das diretrizes estabelecidas na política, foi elaborada a primeira norma de Relacionamento e Atendimento aos Participantes e Assistidos, que estabelece as regras para o atendimento das demandas recebidas pelos canais de atendimento, assim como os fluxos dos processos operacionais, das responsabilidades e da definição de prazos de resposta das demais gerências.
A ampliação do diálogo com o servidor público e o aperfeiçoamento do relacionamento com os participantes estão constantes nos objetivos estratégicos da Funpresp e são ações permanentes nos canais de atendimento.
Em 2016, o Fale Conosco e a Central 0800 receberam 23.505 demandas. No período, também foram efetuadas 410 ligações para participantes oriundos da inscrição automática, visando informá-los sobre o prazo para opção do regime de tributação.
Para melhoria contínua do atendimento, foram realizados treinamentos e palestras ao longo de 2016. A Fundação, dentro do programa Funpresp Vai até Você, realizou ação em 32 órgãos patrocinadores com a presença de representantes que prestaram atendimento personalizado aos servidores nos locais de trabalho. Todas essas ações foram articuladas com os gestores de Recursos Humanos, possibilitando atuação direta de disseminação dos planos de benefícios e captação de adesão nos órgãos abaixo relacionados:
Na sede da Fundação, em Brasília, foram realizados dois treinamentos para as áreas de RH, em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O objetivo foi atualizar as equipes sobre o novo regulamento do Plano ExecPrev e sobre a reabertura do prazo para a migração do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC). A Fundação procurou se aproximar cada vez mais dos servidores. Durante o ano, os representantes da Funpresp realizaram 14 palestras em órgãos como Banco Central e TCE, além dos diversos atendimentos presenciais feitos tanto na sede da Fundação, quanto nos órgãos, a pedido dos Recursos Humanos dos Patrocinadores, por meio da Funpresp Vai Até Você.
Uma campanha de adesão eletrônica à Funpresp foi articulada em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão por meio do Sistema de Gestão de Pessoas - Sigepe. Realizada entre 10/05 e 10/06/2016, resultou em 662 novos participantes. A ação simplifica o acesso à previdência complementar daqueles que ingressaram no serviço público entre 4 de fevereiro de 2013 e 4 de novembro de 2015 e recebem remuneração acima do teto do INSS.
Campanha iniciada em out/2016, com o objetivo de fomentar a contribuição facultativa
Adesões Ativo Alternativo 2016
2.199 adesões de Participantes Ativo Alternativo em 2016
Campanha iniciada em out/2016, com o objetivo de fomentar a contribuição facultativa
Dentro do programa de Educação Previdenciária e Financeira da Funpresp, foi lançado o site Prever – prever.funpresp.com.br. Com a publicação de um ou mais conteúdos por dia, o portal somou mais de 200 matérias, divididas nas editorias de Educação Financeira, Educação Previdenciária e Qualidade de Vida, além dos conteúdos institucionais. As linguagens variam entre texto, vídeos, podcasts, galeria de fotos e infográficos. Assim que foi lançada, a plataforma teve um pico de 2 mil acessos únicos somente na primeira semana. A divulgação do portal tem sido constante no site institucional, nos boletins e nas redes sociais.
Porta de entrada na Funpresp, o site institucional passou por mudanças relevantes ao longo do ano. Foi dada maior ênfase para a área de transparência, com a divulgação das atas de reuniões dos órgãos colegiados da Fundação e também da Diretoria Executiva. Dessa forma, o participante pode acompanhar todas as deliberações da Entidade. Também foi reorganizada a página “Acesso à informação”, na qual constam licitações, contratos, atos administrativos e portarias.
A realização dos eventos é de extrema importância para o estreitamento das relações com o nosso público-alvo e para o fortalecimento da imagem da Fundação. Os eventos realizados em 2016 ratificaram o prestígio da Funpresp perante os participantes e o setor previdenciário.
O Seminário Perfis de Investimentos foi proposto pela Subcomissão de Perfis de Investimentos, que fez um levantamento com Entidades Fechadas de Previdência Complementar sobre a oferta de perfis para os participantes da Fundação. O encontro, realizado em novembro, confirmou o prestígio da Fundação com sua grande repercussão no setor previdenciário, reunindo fundos de pensão nacionais e internacionais, instituições financeiras, órgãos reguladores e consultores. O destaque foi para a participação de Renée Wilder Guerin, diretora do Thrift Savings Plan (TSP), fundo de pensão dos servidores dos Estados Unidos.
Para o seminário foi editada, diagramada e impressa a publicação “Panorama dos Perfis de Investimentos das EFPCs”, elaborada a partir de benchmarking realizado pelo Subcomitê de Perfis de Investimentos com 20 entidades. A área de Comunicação da Funpresp também fez a cobertura do evento com a produção de dois vídeos: um sobre o evento e outro contendo uma entrevista exclusiva com Renée Guerin. Todo material está reunindo no Portal da Funpresp e pode ser fonte de pesquisa para as entidades do setor.
A comemoração dos três anos da Funpresp aconteceu em 29 de junho, no auditório da LBV, e contou com a presença do professor Leandro Karnal, que falou sobre ética para mais de 200 pessoas.
Além disso, foram homenageados representantes de Recursos Humanos de 11 órgãos, com a entrega de placas às equipes de RH que mais apoiam a Funpresp.
As mídias sociais são importantes ferramentas de comunicação da Funpresp. Além de fornecerem conteúdo inteligente, dinâmico e moderno aos participantes, servidores públicos federais e sociedade em geral, elas também auxiliam o relacionamento com o participante, sendo um importante canal de atendimento e comunicação da Fundação.
A Funpresp mantém perfis no Facebook e no Twitter. Durante o ano, as 385 publicações no Facebook resultaram em quase 28 mil curtidas, 396 comentários e 479 compartilhamentos. Essas postagens alcançaram mais de 1 milhão de pessoas e geraram mais de 35 mil engajamentos (interação do público com as postagens). No Twitter, foram 130 publicações, que geraram mais de 45 mil impressões. Os anúncios do Facebook em 2016 atingiram mais de 1,2 milhão de pessoas.
A Funpresp foi destaque na imprensa nacional em diversos momentos ao longo de 2016. Artigos e reportagens em jornais renomados e matérias em veículos especializados em previdência consolidaram o papel social da Fundação.
O aniversário da Entidade foi marcado com artigo assinado pelo diretor-presidente, Ricardo Pena, na Folha de S. Paulo, além de uma nota exclusiva na coluna de economia do Correio Braziliense e uma matéria no Fato Online.
Também foram destaques em diversos veículos temas como o concurso público para o preenchimento de vagas, a pesquisa de Imagem e Expectativas sobre a Fundação, e a reabertura do prazo de migração de regime de previdência.
O Projeto de Lei nº 6.088/2016 foi outro assunto que figurou em diversos veículos de comunicação, como os jornais O Globo, Extra e o Correio Braziliense. O PL está em tramitação e tem como objetivo permitir a administração, pela Funpresp, de planos de benefícios patrocinados pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios. O trabalho de divulgação da Entidade na mídia nacional e especializada resultou na publicação de 20 matérias sobre a Fundação no período.
Também foi realizado o evento de acompanhamento do Plano Estratégico Institucional da Fundação, no mês de outubro, com participação de membros dos comitês LegisPrev e ExecPrev, conselheiros, diretores, gerentes e coordenadores da Entidade.
A Fundação não foi destaque apenas na imprensa nacional, mas também dentro dos órgãos patrocinadores, por meio da comunicação interna. Foram estabelecidas parcerias para a divulgação de releases sobre previdência complementar na intranet e nos boletins internos desses órgãos.
Ao longo do ano, a Funpresp foi destaque na intranet de patrocinadores como Ministério do Planejamento (Portal do
Servidor), Ministério da Saúde, INSS, ANTT, Ministério da Educação, Banco Central, Tribunal de Contas da União, Fundacentro, Defensoria Pública da União, Advocacia-Geral da União, além de universidades federais, que colaboraram com a publicação de matérias.
Com a aprovação das alterações no regulamento do plano de benefícios ExecPrev, ocorrida pela Portaria DITEC/PREVIC/MF nº 311, de 8 de julho de 2016, foram demandados ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão alguns ajustes no Siapenet/Sigepe, como a criação de rubrica única para desconto da contribuição dos participantes Ativo Normal e Alternativo, de forma a possibilitar o desconto da contribuição mensal, da Parcela Adicional de Risco e da contribuição facultativa; novas regras para nova inscrição; alteração de alíquota; alteração do salário de participação, Autopatrocínio e ajustes na rotina para realização da inscrição automática.
Em setembro, a Funpresp participou da II Semana de Inovação em Gestão Pública, evento promovido pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap, que reuniu áreas de Recursos Humanos de todo o País para debater inovações no sistema de gestão de pessoas. A Fundação prestou esclarecimentos sobre o plano de benefícios ExecPrev no estande disponibilizado no evento.